Quem somos...

Sakura Centro de Terapias Para poder realizar a sua Vida, na plenitude das suas capacidades, o Ser Humano tem o direito e o dever de se cuidar e de se preservar. Para tal, os cuidados preventivos, de tratamento e manutenção, com a Saúde, revestem-se de especial atenção. Sakura surge com o intuito de lhe oferecer um vasto leque de opções terapeuticas- bem estar, prevenção e tratamento

30 de janeiro de 2008

Massagem para Grávidas




A gravidez é um período com algumas situações indesejáveis para a mulher, que fazem parte do processo natural de concepção de uma nova vida. Entretanto, muitas medidas podem ser tomadas para tentar aliviar esses transtornos, entre elas a massagem.

A massagem traz inúmeros benefícios para a grávida, tanto físicos, quanto psicológicos, e não somente para ela como também para o companheiro e filho (feto).


A massagem para grávidas é uma massagem realizada com cuidados especiais e toques suaves,com o objectivo de alíviar dores lombares e diminuir o inchaço nas pernas, auxilia o retorno venoso estimulando a circulação sangüínea e linfática.
Tudo porque a gestação é um estado no qual muitas alterações ocorrem no organismo da grávida, o que a diferencia do ponto de vista das técnicas de massagem das demais pessoas.

Vários artigos tem mostrado os benefícios da massagem no período de gestação. Alguns deles citam apenas a massagem como técnica para relaxamento da gestante e como forma de diminuir a ansiedade sobre as dores do parto ou qualquer outro medo que a mulher possa ter sobre esse assunto.

BENEFÍCIOS DA MASSAGEM NA GRAVIDEZ

Segundo BECK-GALLAGHER (1997) a massagem pode actuar em muitas queixas da gravidez, como: cefaléia, azia, edema, dores musculares, fadiga, ansiedade e muitas mais. Também aprimora as relações entre a grávida e seu parceiro, prepara a grávida para o parto e o pós-parto.

BRAND-JAMES (2001) relata que alguns dos concretos benefícios da massagem na gravidez são:

- Facilita o processo psicológico da gestação, por fortalecer o trabalho do coração, aumentar a respiração celular, reduzir o edema, e contribuir para a sedação do sistema nervoso .

- Alivia a sobrecarga nas articulações de suporte de peso e estruturas músculo-fasciais (articulação sacro-íliaca, coluna toraco-lombar, quadris, músculos erectores da espinha).

- Alivia e reduz dores no pescoço e nas costas causadas por postura inapropriada, fraqueza muscular e desequilíbrio.

- Suporte emocional e físico (particularmente para as mulheres que estão sozinhas nesta etapa).

- Desenvolve a consciência sensorial necessária para o processo do parto cinestesicamente (após o parto, a musculatura das costas, o abdômen e zona pélvico devem relaxar para permitir que o útero trabalhe sem resistência).

- Facilita o realinhamento estrutural da coluna e pelve no pós-parto e a reabilitação dos músculos abdominais.

CUIDADOS E CONTRA-INDICAÇÕES DA MASSAGEM NA GRAVIDEZ

Nas complicações da gravidez a massagem tem contra-indicação. Portanto, não deve ser feita em problemas como: anormalidades da placenta, útero e cérvix; distúrbios do suprimento de sangue para o feto (aumento da pressão arterial, múltiplos fetos).(CASSAR, 2001)
De acordo com CASSAR (2001), a massagem não prejudica o feto nem perturba os processos naturais.
Entretanto, nos primeiros 3 meses de gravidez é melhor evitar qualquer complicação, sendo contra-indicada a massagem na área abdominal neste período. Também é contra-indicada nesse local enquanto ocorrerem enjôos matinais ou vômitos.
A aplicação da massagem não deve causar dor á grávida. A melhor posição para a gestante é sentada ou deitada de lado.



Para podermos proporcionar estes benefícios para a grávida, devemos aplicar uma técnica adequada, pois caso contrário poderemos estar a proporcionar malefícios ou deixando de produzir efeitos significativos no curso da gravidez.

Para mais informações contactem-nos

5 comentários:

PATRÍCIA disse...

Olá.
Estou no início do 6º mês de gravidez e já tenho bastantes dores de costas ao fim do dia. Já tenho um filho de 3 anos e parace-me que da outra vez não aconteceu tão cedo, mas também é possível que já não me recorde muito bem.
Sou veterinária e passo muitas horas de pé, em posição incorrecta quando tenho cirurgia (quase todos os dias), porque a barriga já estorva e não consigo encostar-me bem à mesa.
Já tinha pensado em fazer massagens mas é difícil encontrar locais onde as façam a grávidas e sejam de confiança.
Gostava de saber os vossos preços e disponibilidade e ainda com que antecedência é preciso marcar.

Obrigada.

www.sakuracentrodeterapias.pt disse...

Boa tarde Patricia,

A massagem para grávidas é uma massagem realizada com cuidados especiais e toques suaves, com o objectivo de aliviar dores lombares e diminuir o inchaço nas pernas, consequências naturais de uma gestação.
Para atingir o bem-estar geral massaja-se ainda pés, rosto e pescoço.
Neste sentido a massagem para grávidas não serve para curar a dor que apresenta, apenas atenuá-la.
Sugerimos que efectue marcação com 48h de antecedência. Talvez seja melhor fazer ao final do dia ou no fim de semana. Preço : 30€
Aguardamos resposta .
Até logo
Tânia

katitah disse...

Boa tarde
Eu sou tecnica de massagem spa e balneoterapia e vou dar um modulo num curso de preparaçao para o parto no sentido dos companheiros poderem fazer uma massagem de relaxamento nas mulheres gravidas. assim gostaria de saber quais os movimentos mais adequados, tal como os locais que devem ser massajados.

atenciosamente
Cátia

claudia disse...

bom dia,
Eu estou grávida de 2 meses, mas sinto as pernas e o corpo muito pesados.
Já tinha bastantes dores nas costas, pois tenho escoliose.
Aconselham massagens nestas situações? qual a duração da mesma e respectivo custo ?
Cpts
Cláudia

Sakura disse...

Boa tarde Cláudia

A massagem para grávidas é uma massagem realizada com cuidados especiais e toques suaves, com o objectivo de aliviar dores lombares e diminuir o
inchaço nas pernas. Para atingir o bem estar geral massaja-se ainda pés, rosto e pescoço.
Preço - 30 €

Em relação à escoliose apenas podemos atenuar as dores.

Caso necessite de mais informação estamos ao dispor.

Tânia 917433609
sakura.centroterapias@gmail.com