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3 de fevereiro de 2009

Tai Chi Chuan

Um antigo Mestre de Tai Chi uma vez escreveu que o propósito último de se aprender Tai Chi era viver para sempre na estação da primavera de sua vida. Tai Chi não é apenas para se adquirir longevidade, mas também para se manter a vitalidade, mesmo numa idade avançada.


Tai Chi é uma das maiores heranças culturais da China.
Sendo uma antiga arte marcial, o Tai Chi desenvolveu-se como um sofisticado sistema de exercícios e desenvolvimento pessoal
Consiste numa série de movimentos lentos e contínuos,servindo para relaxar e desenvolver o corpo todo.
O objectivo da sequência cuidadosamente estruturada de movimentos é desenvolver a força interna do corpo, a resistência e a flexibilidade.
Tai Chi é parte ideal de um programa integral de saúde reduzindo o stress e de uma forma suave desenvolve a força, resistência, flexibilidade, equilíbrio e coordenação.

Estudos têm mostrado que o Tai Chi é um programa efectivo para a manutenção da saúde e como tratamento para uma variedade de condições médicas que incluem:

- artrite e osteoartrite
- diabetes
- hipertensão
- fibromialgia
- ansiedade e depressão
- redução do stress
- osteoporose
- dores nas costas
- má postura e falta de equilíbrio
- manutenção do peso
- recuperação pós-cirúrgica



Tai Chi é ,sem sombra de dúvida, um sistema que promove o bem estar indo muito mais além de que um simples exercício.
Apesar de não ser uma "cura" para muitas das condições que referimos , a prática do Tai Chi tem um impacto positivo na saúde das pessoas .
Nesta prática tranquila e consciente, á medida que relaxa, concentra-se na respiração, no seu equilíbrio e na sua postura. O Tai Chi pode transformar-se no "porto seguro" para quem tem um estilo de vida apressado e agitado.

Uma vez aprendido o Tai Chi é um tesouro que vai durar a vida toda.

Extraído da Revista de Tai Chi Chuan - nº 19
Por Carl D. Meeks and Willian W. Wojasinski

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